O que é

De onde partimos?

Considerando uma visão crítica do modelo de desenvolvimento socioeconômico atual, baseada no estímulo ao “consumismo”, em que o “ter” é mais importante que “ser” e em que os recursos da natureza estão à disposição dos interesses da sociedade de consumo, entendemos que esse modelo de desenvolvimento é insustentável e que a melhor maneira de transformá-lo é por meio da prática de um outro tipo de consumo, que estimule outras práticas de produção, serviços, colaboração etc.

Que outro consumo é possível?

O ato de consumir está presente o tempo todo em nossas ações diárias, já que é necessário escolher o que consumir, como, quando, onde e para que. Nós, consumidores individuais, familiares, produtores, organizações ou governo, ao adquirirmos uma mercadoria, estamos financiando toda a cadeia de produção-distribuição-comercialização-consumo que há por trás desse produto, e isso tem reflexos econômicos, ambientais e sociais.

Assim, toda escolha é um ato político, que pode contribuir para a construção transformadora ou para a manutenção da dinâmica atual da sociedade. E o consumidor responsável é um ator que utiliza suas escolhas para intervir positivamente na realidade social e ambiental que o cerca, sendo um agente transformador da sociedade, por meio do seu ato de consumo.

Percebemos que apenas buscar informações e entender o contexto da sociedade de consumo não é suficiente para transformá-la. E que é necessário que o consumidor, além de adotar as práticas de consumo responsável, buscando produtos e serviços com sustentabilidade social e ambiental, atue também de forma mais pró-ativa e como coprodutor na construção conjunta de práticas transformadoras. Essas práticas não necessariamente precisam envolver relações comerciais.

O convite à prática do Consumo Responsável tem como base uma metodologia educativa que permita que as pessoas possam Entender para Intervir. Esse processo inicia-se por enxergar a questão, para então refletir sobre ela e, posteriormente, intervir, o que gerará novos elementos para se enxergar e refletir. É uma relação dialética em que o entender e o intervir se complementam e se retro-alimentam. A postura ativa no consumo responsável é fundamental, de forma que os próprios consumidores sejam os atores nesse processo e não só aguardem, passivamente, no futuro, que práticas, produtos e serviços com preocupações sociais e ambientais possam estar disponíveis.

O que entendemos por Consumo Responsável?

O Consumo Responsável é um conjunto de hábitos e práticas que fomentam um modelo de desenvolvimento comprometido com a redução da desigualdade social e dos impactos ambientais. Busca melhorar a produção, distribuição e aquisição de produtos e serviços, incentivando as práticas colaborativas. É a vivência de atitudes éticas para a construção conjunta de um novo panorama social, econômico e ambiental por meio da:

agroecologia,

segurança alimentar e nutricional/soberania alimentar,

economia solidária e comércio justo e solidário,

– agricultura camponesa/familiar.

Vale ressaltar que o consumo pode ter várias qualificações e ser chamado de consciente, sustentável, crítico, ético ou solidário, além de responsável. Esses diferentes adjetivos muitas vezes indicam formas distintas de entender e problematizar o consumo, sendo utilizados por diversos segmentos da sociedade. Em geral, o “consumo sustentável” reflete uma maior preocupação com as questões ambientais, mas nem sempre abrange de fato as questões sociais. Já o “consumo consciente” é bastante usado por grandes empresas, que buscam problematizar o consumo individual e promover a valorização da responsabilidade social das empresas, sem questionar as contradições das dinâmicas de produção e abastecimento predominantes em nossa sociedade. Dessa forma, essas propostas diferem da abordagem do consumo responsável em seus fundamentos.

O que é o Portal do Consumo Responsável?

O Portal do Consumo Responsável e o aplicativo Responsa são iniciativas do Instituto Kairós com a contribuição de várias organizações e movimentos como economia solidária, comércio justo e solidário, agroecologia, entre outros. O portal e o aplicativo contaram com o desenvolvimento técnico da Cooperativa EITA. Inédita no país, a proposta é reunir em um mesmo endereço eletrônico informações que permitam às pessoas entender as relações de produção e intervir em seu contexto. No portal, será possível acessar três canais (mapa, notícias e biblioteca). Parte do conteúdo da plataforma se desdobra no aplicativo de celular “Responsa”.

Buscando facilitar o exercício do consumo responsável, você encontra nesse portal:

– o mapa que permite localizar iniciativas do consumo responsável,

– o canal de notícias que traz conteúdos sobre consumo responsável, economia solidária, agroecologia, práticas socioambientais nas cidades, entre outros,

– e a biblioteca com acervo multimídia para aprofundar e difundir o tema, voltado a educadores, pesquisadores, estudantes, meios de comunicação e interessados em geral.

 

Seja bem-vindo/a ao Portal de Consumo Responsável!