Quem Somos

O Portal do Consumo Responsável e o aplicativo Responsa são iniciativas do Instituto Kairós com a contribuição de várias organizações e movimentos como economia solidária, comércio justo, agroecologia, entre outros. O portal e o aplicativo contaram com o desenvolvimento técnico da Cooperativa EITA. Inédita no país, a proposta é reunir em um mesmo endereço eletrônico informações que permitam aos internautas entender as relações de produção e intervir em seu contexto. No portal, será possível acessar três canais (mapa, notícias e biblioteca). Parte do conteúdo da plataforma se desdobra no aplicativo de celular “Responsa”.

O Instituto Kairós − Ética e Atuação Responsável é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 2000, que fomenta novas práticas de Produção, Distribuição, Comercialização e Consumo Responsáveis (PDCCR), por meio da experimentação direta, da articulação de redes e políticas públicas e da produção e disseminação de conhecimentos – em prol da construção de uma sociedade mais justa, sustentável e saudável. A instituição adota a prática e o fomento da autogestão e desenvolve suas ações de acordo com os princípios e propostas da Economia Solidária, Agricultura Camponesa/Familiar, Agroecologia e Soberania Alimentar.

 

A Cooperativa de Trabalho Educação, Informação e Tecnologia para Autogestão (EITA) é um coletivo de desenvolvimento de tecnologias da informação livres e metodologias participativas para seu uso e apropriação. A EITA possui como missão fortalecer as lutas de movimentos sociais do campo popular, disponibilizando tecnologias de informação como ferramenta de luta para organizações populares.

 

Agradecemos as entidades que participaram do desenvolvimento e processo de especificação do Portal do Consumo Responsável:

ANA – Articulação Nacional de Agroecologia; AS–PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia; Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida; Central do Cerrado; Faces do Brasil – Plataforma do Comércio Justo e Solidário; FBES – Fórum Brasileiro de Economia Solidária; FBSSAN – Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; Hipermeios; IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor; Ideias Na Mesa; IMS – Instituto Marista de Solidariedade; MUDASP – Movimento e Agricultura Urbana de São Paulo; Preface; Procon Carioca; Rede Brasileira de Grupos de Consumo Responsável; Rede de Justiça Ambiental; Slow Food; Vitaes Civilis; 5 Elementos.

 

Essa plataforma foi desenvolvida principalmente com recursos da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho.

 

Entre em contato!

contato@consumoresponsavel.org.br